Para ti, a 6ª edição do FIS (a 7ª edição no pensamento).
Após um ano de interregno, em parte devido à situação pandémica, o FIS – Festival Internacional de Solos, apadrinhado pelo Cine-Teatro Garrett, acontece ao abrigo do Programa Garantir Cultura.
Ao longo das várias edições, a construção de um festival capaz de proporcionar condições óptimas a artistas e público tem sido um dos principais focos de resistência a par de uma programação necessária e diversa, uma constante abertura a novas parcerias e formatos e uma vontade de promover o cruzamento interdisciplinar de públicos.
O FIS caracteriza-se pelo contacto próximo e humano entre um sistema vivo que se encontra para levantar ideias e questões, provocar, aflorar sentidos e tocar partes que, por vezes, se encontram adormecidas. Esta experiência íntima e directa é facilitada pelo formato solo e pela natureza dos diferentes espaços com plateias reduzidas, onde cada detalhe pode ser vivido e apreciado ao pormenor. A fruição estética e artística como um caminho possível para uma sociedade empática.
De volta com mais propostas e em novos lugares, como o mítico Diana Bar, o FIS continua o processo de consolidação dos seus alicerces na cidade. Este ano, num ano em que a cultura enfrenta ainda sérias dificuldades e se intensifica a urgência de incentivar e apoiar a criação local, é assumida a responsabilidade de gerar oportunidades onde poucas vezes há. É ainda apresentada como possibilidade, de forma inédita, a ideia de subversão de solo: ao teatro, ao circo, à dança e à música, junta-se um projecto audiovisual multidisciplinar para visitar ao longo dos três dias.
A tua presença é fundamental, porque só contigo cada capítulo ganha sentido. E assim, em conjunto, reforçamos o tecido cultural da cidade.
Teresa Santos
Programadora do FIS
Vídeo de Teresa Santos · Música de Dídac Gilabert