Festival Internacional de Solos

BLOG FIS ↓ Novidades ↓ BLOG FIS ↓ Novidades ↓ BLOG FIS ↓ Novidades ↓ BLOG FIS ↓ Novidades ↓ BLOG FIS ↓ Novidades ↓ BLOG FIS ↓ Novidades ↓ BLOG FIS ↓ Novidades ↓ BLOG FIS ↓ Novidades ↓ BLOG FIS ↓ Novidades ↓ BLOG FIS ↓ Novidades ↓ BLOG FIS ↓ Novidades ↓ BLOG FIS ↓ Novidades ↓ BLOG FIS ↓ Novidades ↓ BLOG FIS ↓ Novidades ↓ BLOG FIS ↓ Novidades ↓

FIS 2021 em retrospectiva

Para ti, a 6ª edição do FIS (a 7ª edição no pensamento).

Após um ano de interregno, em parte devido à situação pandémica, o FIS – Festival Internacional de Solos, apadrinhado pelo Cine-Teatro Garrett, acontece ao abrigo do Programa Garantir Cultura.

Ao longo das várias edições, a construção de um festival capaz de proporcionar condições óptimas a artistas e público tem sido um dos principais focos de resistência a par de uma programação necessária e diversa, uma constante abertura a novas parcerias e formatos e uma vontade de promover o cruzamento interdisciplinar de públicos.

O FIS caracteriza-se pelo contacto próximo e humano entre um sistema vivo que se encontra para levantar ideias e questões, provocar, aflorar sentidos e tocar partes que, por vezes, se encontram adormecidas. Esta experiência íntima e directa é facilitada pelo formato solo e pela natureza dos diferentes espaços com plateias reduzidas, onde cada detalhe pode ser vivido e apreciado ao pormenor. A fruição estética e artística como um caminho possível para uma sociedade empática.

De volta com mais propostas e em novos lugares, como o mítico Diana Bar, o FIS continua o processo de consolidação dos seus alicerces na cidade. Este ano, num ano em que a cultura enfrenta ainda sérias dificuldades e se intensifica a urgência de incentivar e apoiar a criação local, é assumida a responsabilidade de gerar oportunidades onde poucas vezes há. É ainda apresentada como possibilidade, de forma inédita, a ideia de subversão de solo: ao teatro, ao circo, à dança e à música, junta-se um projecto audiovisual multidisciplinar para visitar ao longo dos três dias.

A tua presença é fundamental, porque só contigo cada capítulo ganha sentido. E assim, em conjunto, reforçamos o tecido cultural da cidade.

Teresa Santos
Programadora do FIS

+ Artigos para ler

  • FIS 2023 em retrospectiva

    FIS 2023 em retrospectiva

    Damos-te as boas vindas à 8a edição do FIS · Festival Internacional de Solos. A dois anos de celebrarmos uma primeira década, permite-nos, antes, comemorar esta oitava e lembrar-te: o…

  • A edição 8 do FIS está aí!

    A edição 8 do FIS está aí!

    Iniciámos as pré-montagens, filmámos uma entrevista para a RTP e hoje à noite já decorre a projecção do filme Os Filhos de Isadora, uma parceria FIS + Cineclube Octopus.

  • Workshop: Transform into an image

    Workshop: Transform into an image

    Imagens do Workshop de dança Transform into an image com Adrián Vega, que estabelece uma relação com as imagens, analisando a relação com as câmaras, a fotografia e o vídeo.

Queres vir ao festival? Consulta a programação.