HISTÓRIA DA DANÇA E PSICOLOGIA DOS INTÉRPRETES E CRIADORES EM 5 MINUTOS

por Andrea Gabilondo

19 NOV 2016 • 21h30

Cine-Teatro Garrett • Sala Principal
Dança/Teatro • ≈ 50 min • M/6 • 8,00 €
Espectáculo em Português

Sinopse

“História da Dança e Psicologia dos Intérpretes e Criadores em 5 minutos” utiliza um vocabulário eclético, entre coreografia e stand-up comedy, uma peça de dança-teatro onde serão retratados, de forma satírica, os mais variados dramas associados às profissões de palco, em tom de conversa, de aula e principalmente de desabafo.

A intérprete/criadora representa e apresenta, em cenas de aproximadamente cinco minutos, diferentes tópicos relacionados com o mundo do espetáculo, especialmente o da dança. Nestas cenas, em formato de sketches fragmentados e de pequenas narrativas, apresenta-se, de forma divertida, não só os diferentes estilos da dança, mas também certos problemas que os criadores e intérpretes enfrentam no palco.

Os conteúdos temáticos da peça são explorados pela linguagem física e a palavra, de uma forma lúdica e irónica, onde o espectador é surpreendido constantemente.

Ficha Técnica e Artística

Concepção, Coreografia, Interpretação e tudo o resto Andrea Gabilondo
Assistente de tudo Pedro Carvalho
Figurinos (só os bonitos) Anna Blackburn
Produção La Marmita
© Foto Blanca Charolet

Biografia

Andrea Gabilondo é natural da Cidade do México. Formou-se em dança clássica e contemporânea na Academia da Dança Mexicana. Obteve uma bolsa de estudos de dois anos na Escola Vaganova de Leninegrado. Licenciada e mestre em coreografia pela Universidade de Tilburg (Fontys) em Holanda. No México e Alemanha participou em diversos cursos de teatro como com o Roy Hart Theater e dança Butoh com Key Takei. No México trabalhou principalmente com a Compañía Nacional de Danza. Formou a sua própria Companhia de dança contemporânea Andamio, onde atuou como coreografa/intérprete, fazendo digressões durante três anos por todo o território mexicano. Em Portugal, trabalhou durante três anos na Companhia de Dança de Lisboa, sob a direção de Rui Horta. Em 1988, entra na Companhia de Dança-teatro de Reinhild Hoffmann em Bochum, Alemanha, onde permaneceu durante sete anos fazendo digressões por Nova Iorque e vários países europeus. De volta a Portugal, tem criado 45 espetáculos para La Marmita e para outros grupos de dança e teatro, assim como tem sido convidada a trabalhar no México na criação de várias produções. De 2005 a 2015, dirige o espaço La Marmita, um teatro alternativo com uma forte programação. Foi professora de Dança Contemporânea e Expressão Dramática na Escola de Dança Ginasiano no Porto, assim como professora convidada em vários locais no México, Suécia e Portugal. Atualmente divide o seu trabalho entre Portugal e México.