PEIX

Hotel iocandi

Estreia Nacional

28 NOV 2021 • 16h00

Diana Bar
Catalunha
Clown / Político / Absurdo
≈ 50 min • M/6 • Entrada livre sujeita a reserva
RESERVAR

Sinopse

Peix é um solo de pequeno formato, baseado nas disciplinas de circo e palhaço. Uma reflexão, a partir da poética do absurdo, sobre Maiorca, sobre o impacto do turismo, sobre a luta pelo poder, sobre o vazio, o silêncio e a solidão face à imensidão, sobre o ridículo de envelhecer e a nostalgia de ser pequeno. Uma viagem metafórica às profundezas humanas em busca do que nos leva a continuar a nadar, a procurar, a remar apesar da magnitude e da força imprevisível e sempre surpreendente das ondas.
“Este era e não era um peixe a pescar duvidosamente em direcção às profundezas infinitas, em solidão, sem peixe grande para o vigiar, sem peixe de manta para o abrigar, sem espadarte, sem peixe-palhaço. Liberto de tudo isto, e mesmo assim não consegue tirar da cabeça. Pez-Era”.

Ficha Técnica e Artística

Ideia, criação e interpretação Tomeu Amer
Olhar externo Ada Vilaró
Acompanhamento artístico Griselda Juncà
Composição musical e aviso sonoro Sasha Agranov
Desenho e construção de cenografia Tomeu Amer
Técnico Bernat Torras
Produção Executiva Griselda Juncà e La Persiana
Constructor de palco Ulrich Weigel
Figurinos Hotel iocandi
Distribuição Alina Ventura – The Suitcase of the Shows
© Foto Marta Garcia

Biografia

A companhia Hotel iocandi nasceu no princípio do ano 2012, quando Tomeu Amer e Griselda Juncà se reencontraram em Barcelona. Desse encontro e das mútuas ganas de fundir projectos e disciplinas artísticas, nasce a peça curta Esquerdes, seleccionada para Camins Emergents 2013.
Na primeira de 2014, junta-se ao projecto a cantora e contrabaixista Joana Gomilla e os três empreendem na criação da versão longa de Esquerdes, estreada em Maio de 2015 na Fira Trapezi em Reus. Desde então, o espectáculo tem sido apresentado em muitos festivais, cidades e vilas na Catalunha, Espanha, Europa e Ásia. Esquerdes foi apresentado pela primeira vez na Fira Trapezi em Reus, em Maio de 2015. Esquerdes recebeu o Prémio Zirkolika 2015 para Melhor Espectáculo.
A companhia faz parte do colectivo de artistas de circo La Persiana e participou também noutros projectos tais como: Invisibles, XXI Circ d’Hivern del Ateneu Popular de 9Barris ou Rakkaus, em Helsínquia, Finlândia. Em Setembro de 2019 estrearam a sua última exposição Peix, na Fira Tàrrega, e ganharam o Prémio Moritz para Melhor Estreia de Artes de Rua.