Artes Performativas a Solo
Cine-Teatro Garrett, Sala de Ensaios
“O homem que só pensava em números (solo)”: espectáculo de dança e matemática estreado em 2011 (versão trio), no Teatro de Campo Alegre, Porto, uma co-produção Companhia Instável e Serviço Educativo da Fundação Ciência e Desenvolvimento, promovido pela Câmara Municipal do Porto.
“O homem que só pensava em números (solo)” é uma performance de dança e matemática, construída como um estudo artístico-científico, centrada na história de um homem que dedica toda a sua existência aos números e suas conexões. Aí, nesse mundo de fantasia, este homem descobre sentidos para cada pensamento e movimentos para cada descoberta.
Pedro Carvalho nasceu em Portimão, em 1972. É licenciado em Ensino de Matemática e Pós-Graduado em Jogos/Complementos de Matemática. Dedica-se à implementação das artes no ensino, desenvolvendo o conceito de Dança/Matemática Criativa. Colaborou com a Fundação Narciso Ferreira, o Núcleo de Experimentação Coreográfica (Porto), Porto2001, Teatro Aveirense, Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), entre outros. Foi seleccionado para o Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”. Na sua formação em dança destaca a Companhia de Dança Contemporânea de Évora, o Centro de Dança do Porto, o Núcleo de Experimentação Coreográfica, a Companhia Instável e o Centro em Movimento (CEM). É fundador da Ventos e Tempestades – Associação Cultural. Actualmente é formador de Dança no Programa de Educação Estética e Artística do Ministério da Educação.
Criação e interpretação Pedro Carvalho
Música (original) André Lima
Vídeo (projectado) João Rei Lima
Co-produção Projecto Relâmpago/Ventos e Tempestades – Associação Cultural e Companhia Instável/Porto
Apoio Centro Municipal de Juventude de Vila do Conde e From the Core – pilates studio
Estreia Solo Cata-Vento 2012 – IV Festival Internacional de Circo e Artes de Rua/Corda Bamba, Teatro Municipal de Vila do Conde
Duração ≈ 45 minutos ● M/6
© Foto Nuno Leites