Festival Internacional de Solos

Mute

Cine-Teatro Garrett, Sala de Ensaios

Sinopse

O som e o movimento assumem uma presença constante no nosso quotidiano e influenciam substancialmente a nossa perceção da realidade. MUTE é um solo coreográfico silencioso, que trabalha a relação entre a música e o efeito desta num corpo.


Biografia

Marta Cerqueira é bailarina profissional desde 2001. Dedica-se à pesquisa e conceção de diversos projectos de criação artística, principalmente na área da artes performativas (dança e teatro) e também através de trabalhos de instalação, vídeo e cinema.
Diplomada em dança pela E.D.C.N. e bolseira do IGAC desenvolveu um programa de estudos em Nova Iorque; prosseguindo a sua formação em Berlim. Frequentou o Curso de Coreografia da Gulbenkian PGCCA, em Lisboa. Integrou os projectos multidisciplinares COLINA04(PT) e Point to Pointe Program(PL).
Trabalhou para diferentes companhias e coreógrafos independentes fazendo espectáculos em Portugal, Espanha, França, Suiça, Alemanha, Holanda, Polónia, Grécia, Líbano, Suécia, Noruega, Finlândia, Escócia, Canadá, Argentina e Brasil, nomeadamente no contexto de festivais internacionais tais como: Festival Uzès Dans, França; Festival Epidaurus, Atenas; Festival Julidans, Amsterdão; CDC-Festival International Danse Contemporaine, Toulouse e FIAC – Festival Internacional de Artes Cénicas, Salvador da Bahia.
Activa profissionalmente como bailarina interprete e bailarina criadora, criou Dança de Materiais Inertes em parceria com o músico Simão Costa, uma colecção de peças escultóricas com som e movimento.
Apoiada pela Fundação GDA, conclui o curso de certificação para professores do método DanceAbility orientado por Alito Alessi.

Ficha técnica e artística

Criação e interpretação Marta Cerqueira
Assistência do dispositivo/desenho sonoro João Bento
Vídeo de divulgação Bruno Canas
Apoios Teatro da Voz, Estúdio Largo Residências
Agradecimentos Companhia Olga Roriz, Tiago Cerqueira, Simão Costa, Manuel Furtado, Maria Ramos e Luís Bombico

 

Duração ≈ 15 minutos ● M/12

 

© Foto Nelson Themudo

+ Programação desta edição