Festival Internacional de Solos

FIS

Festival
Internacional
de Solos

O FIS é um festival que pensa, inspira, respira e conversa com ele próprio. Pensa nas condições de trabalho, nos problemas da cultura, na relação entre os artistas e os espaços que acolhem os artistas e proporcionam a tão-desejada relação de proximidade entre público e artista.

O FIS · Festival Internacional de Solos continua com o mesmo propósito com que iniciou a sua actividade, em 2015, de servir de plataforma de criação, produção e divulgação, a resistir e a sobreviver a cada ano para construir um novo ano. De ser um festival em movimento: palcos, propostas, performers, espectadores e consciências em contínuo movimento, em contínua provocação e sobressalto.

Um projecto onde as preocupações, desafios e soluções avançadas por estruturas de criação performática contemporânea se podem livremente expressar. O FIS – Festival Internacional de Solos representa para a cidade e o aglomerado urbano em que se insere uma iniciativa singular: um festival de pequeno formato, mas profundamente multidisciplinar e que não tem medo de programar de forma arriscada, propondo ao público, a cada ano, novas formas de ver e interpretar o que em palco se estrutura, convocando artistas de dentro e fora de portas cuja obra nem sempre encontra tantos espaços de acolhimento como os que merece.

Ocupamos, com este projecto, um segmento muito idiossincrático na oferta cultural da cidade e, ao fazê-lo, procuramos fixar e fidelizar um público que, a mais das vezes, ter-se-á de deslocar à procura de propostas semelhantes. Pela concisão e especificidade, mas também pela elevada qualidade técnico-artística da sua agenda, este festival pode e deve funcionar, cada vez mais, como um dos mais importantes eixos de programação da zona, assumindo-se assim como porta-estandarte na criação de um polo dinâmico de intervenção, reflexão e apoio às artes performativas.


Equipa

Direcção Artística
Nuno Leites

Programação
Dídac Gilabert
Inês Simões Pereira
Nuno Leites
Teresa Santos


Direcção de Produção
Inês Simões Pereira

Direcção Técnica
Pedro Morim

Assessoria e Comunicação
Filipa Guimarães