Blog ● Todos os Artigos
-
O FIS e o Alexandre Sá foram ao Pátio Café
Para este aquecimento FIS vai ao café, Alexandre Sá foi o artista que imaginámos levar ao Pátio em Vila do Conde.
-
O FIS e O Manipulador foram ao Café Schmits
Este ano, em jeito de aquecimento para o festival, levámos o FIS ao Café. Mais precisamente, dois cafés. Da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.
-
O FIS e Uatumã Fattori na Montra de Vila do Conde
Já aconteceu a performance Malabarismo in vitro de Uatumã Fattori, uma parceria FIS + MONTRA, na Peixaria Sul do Mercado Municipal de Vila do Conde.
-
FIS 2023 em retrospectiva
Damos-te as boas vindas à 8a edição do FIS · Festival Internacional de Solos. A dois anos de celebrarmos uma primeira década, permite-nos, antes, comemorar esta oitava.
-
A edição 8 do FIS está aí!
Iniciámos as pré-montagens, filmámos uma entrevista para a RTP e hoje à noite já decorre a projecção do filme Os Filhos de Isadora, uma parceria FIS + Cineclube Octopus.
-
Workshop: Transform into an image
Imagens do Workshop de dança Transform into an image com Adrián Vega, que estabelece uma relação com as imagens, analisando a relação com as câmaras, a fotografia e o vídeo.
-
Workshop: Iniciação à Manipulação de Marionetas
Imagens do workshop de iniciação à manipulação de marionetas com Ivo Romeu Bastos do teatro da Palmilha Dentada.
-
Bastidores Macaquinho do Chinês
Já aconteceu a performance de dança e vídeo Macaquinho do Chinês de Ana Isabel Castro, uma parceria MONTRA + FIS, na Loja Malhão em Vila do Conde.
-
Bastidores (M)AR
O FIS arrancou com as montagens da exposição (M)AR de Filipe Larangeira, uma parceria FIS + MONTRA, no Cine-Teatro Garrett e na Mercearia Paulino.
-
FIS 2022 em retrospectiva
À 7ª edição do FIS trazemos, uma vez mais, projectos com linguagens, premissas e cruzamentos artísticos, cujas características identitárias, explorações e prácticas são desenvolvidas no palco sob o formato de…
-
FIS 2021 em retrospectiva
Ao longo das várias edições, a construção de um festival capaz de proporcionar condições óptimas a artistas e público tem sido um dos principais focos de resistência a par de…
-
FIS 2019 em retrospectiva
Cinco anos depois esse dia chega, mas muitas das lutas continuam e não podem ser ignoradas: por um lado a luta difícil-sem-fim do processo do apoio às artes, da fidelização…
-
FIS 2018 em retrospectiva
Num ano assinalado por um controverso processo de atribuição dos apoios às artes, esta questão torna-se penosa de responder. Por um lado, a dignidade. Não apenas a nossa. Aliás, cada…
-
FIS 2017 em retrospectiva
O caminho, começado há dois anos, continua a dar-nos estrada para bater: pela primeira vez, visita-nos a música; pela primeira vez, pomos um pé fora de casa, fora do Cine-Teatro…
-
FIS 2016 em retrospectiva
Pelo segundo ano consecutivo, as duas associações culturais, juntamente com o Cine-Teatro Garrett, produzem o festival que pretende ser uma plataforma de criação, produção, acolhimento e divulgação de espectáculos a…
-
FIS 2015 em retrospectiva
FIS – Festival Internacional de Solos surge do casual encontro entre as associações vizinhas Marácula (Póvoa de Varzim) e Ventos e Tempestades (Vila do Conde), prontamente apadrinhado pelo Cine-Teatro Garrett.